VOCÊ SABE O QUE É UM HIPERTEXTO?
Por Ricardo Liberal Rodrigues
Em algum momento, dentro de algum site, você notou a presença de links que te direcionam para outros conteúdos relacionados ao que você está lendo? Então, querido leitor, esse conjunto de textos interligados por nós e conexões é o que nós chamamos de hipertextos. Eles são construídos de maneira não linear, ou seja, não precisam seguir uma ordem fixa, de tal forma que algumas de suas partes fazem ligações com links, outros textos, páginas, imagens, gráficos, vídeos, músicas, entre outras possibilidades, constituindo uma grande teia de conhecimento e múltiplos conteúdos.
Além disso, é interessante ressaltar que o hipertexto não nasce e nem é exclusivamente utilizado no meio digital. Segundo Ana Elisa Ribeiro, professora e pesquisadora mineira, “não é difícil conceber que índices remissivos, antigas tecnologias de busca empregadas para indicação de informação específica no impresso, não deixam de ser hipertextos" (Coscarelli; Ribeiro, 2021, p. 136). Ou seja, em outras palavras, formas mais antigas como enciclopédias ou, até mesmo, revistas, jornais e livros com notas, sumários e direcionamentos para outras páginas ou imagens, não deixam de ser hipertexto, apesar da clara diferença no que se refere à velocidade quando se compara ao ambiente virtual.
Entre as principais características acerca do hipertexto, podemos destacar a interatividade e a não linearidade, visto que o leitor tem o poder e a possibilidade de escolher o caminho e a ordem que sua leitura deve trilhar. No mesmo sentido, a fragmentariedade é um outro traço característico, até porque a interconexão por hiperlinks, por exemplo, leva os leitores a porções textuais das mais diversas.
No exemplo abaixo, que foi retirado do Genius (genius.com) — website que trata sobre letras de músicas, histórias por trás das composições, entre outras conexões criativas — escolhi uma música chamada "Alma", composta pelo rapper carioca Bk' com participação da rapper paraense Juyè. Ao clicar nos trechos em destaque, o leitor é direcionado para outro conteúdo sobreposto que traz uma análise mais detalhada do verso escolhido.
REFERÊNCIAS
BK’; JUYÈ. Almas. [S.l]: Genius, 2017. Disponível em: https://genius.com/Bk-almas-lyrics. Acesso em: 8 dez. 2023.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
Nossa, que interessante! Não fazia ideia o que era Hipertexto!
ResponderExcluirGosto mto do genius pra vê a explicação das músicas mas nunca parei pra pensar que era um Hipertexto
ResponderExcluirTão bom etudar coisas que fazem parte da vida da gente... 💘
ResponderExcluirMaravilhoso!!
ResponderExcluir