O QUE É TEXTO?

 

 
 por Manuela Andrade

Seria muito simples definir o texto como um conjunto de frases e palavras que a partir da leitura transmite um enunciado. Porém, o texto está para além disso. O texto, é uma unidade da linguística que supera a frase, Para Costa Val ”um texto é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal”. O texto precisa ser reconhecido pelos falantes de uma língua. Por isso, a autora afirma que "as peculiaridades de cada ato comunicativo, tais como: as intenções do produtor, o jogo de imagens mentais que cada um dos interlocutores faz de si e o espaço de perceptibilidade visual e acústica comum na comunicação face a face.” Para a produção de um texto é importante verificar aspectos importantes, principalmente o contexto e o discurso onde está inserido.
Outrossim, o texto também pode ser definido como resultado da comunicação em resumo Charaudeau diz:, “representa o resultado material do ato de comunicação e resulta de escolhas conscientes ou inconscientes feitas pelo sujeito falante dentre as categorias de língua e os modos de organização do discurso, em função das restrições impostas pela situação”. Ou seja, o ator não enxerga o texto apenas como um aspecto linguístico e sim como elemento fundamental da comunicação, além disso é importante entender que o texto pode ser verbal e não verbal, nesse sentido o texto verbal é o elemento principal da comunicação. Em concordância com Koch, o texto é o resultado da construção da comunicação inserida em um contexto social. Portanto, o texto não deve ser limitado apenas a um produto acabado, seu sentido é amplo e aberto o processamento da mensagem é feito por meio da comunicação verbal entre aqueles que se comunicam.


REFERÊNCIAS:


CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo:Contexto, 2004. 


VAL, Maria da Graça Costa. A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Educ. Rev., Dez 1992, no.16, p.23-30.

KOCH, Ingedore. O texto: construção de sentidos. Organon, v. 9, n. 23, 1995.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É O LETRAMENTO DIGITAL?

LETRAMENTO DIGITAL X ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

GÊNEROS DIGITAIS