LETRAMENTO DIGITAL X ALFABETIZAÇÃO DIGITAL
por Yasmin Ferreira do Rosario Rocha
Uma crítica tecida nas redes sociais acerca da alfabetização digital é a questão da democratização de uso dos equipamentos e dos ambientes digitais. O exemplo trazido a seguir evidencia uma publicação feita na rede social Twitter e revela a dificuldade sentida por muitas pessoas no que se refere à navegação dentro desses ambientes virtuais. O analfabetismo digital dificulta o uso dos equipamentos e o baixo grau de letramento digital impossibilita essas pessoas de se comunicarem em diversos contextos sociais. Mas qual é a diferença entre o Letramento Digital e a Alfabetização Digital?
Sempre que as palavras “Letramento Digital” e “Alfabetização Digital” aparecem juntas geram uma gama de dúvidas, pois muitos confundem os dois termos ou acreditam que ambos são sinônimos. O Letramento Digital se constitui pelo conjunto de práticas sociais de leitura e escrita dentro dos ambientes virtuais, é a “ampliação do leque de possibilidades de contato com a escrita também em ambiente digital (tanto para ler quanto para escrever)” (COSCARELLI; RIBEIRO, 2005, p. 9). É preciso aprender diversas ações, plataformas e usos de leitura e produção de textos no ambiente virtual, conforme surgem as necessidades de comunicação.
Enquanto isso, a Alfabetização Digital segue um caminho um pouco diferente. Vejamos que a “alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e para escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita (SOARES, M. In: RIBEIRO, 2003, p. 91). Ou seja, a Alfabetização Digital diz respeito ao domínio técnico e manual utilizado para a leitura ou escrita como ligar o computador ou digitar um texto no Word. O Letramento Digital, por outro lado, vai além do manuseio, é também analisar e manter a comunicação nos contextos e semioses de uso do sujeito, como publicar um texto em um blog ou pesquisar um conteúdo numa rede social.
Por fim, deixamos esse pequeno mapa comparativo para facilitar ainda mais o seu conhecimento sobre o tema desse post:
REFERÊNCIAS
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003
GUERRA, Keuri. me deixa transtornada que tudo virou on-line e por aplicativo sendo que a maioria das pessoas não é alfabetizada digitalmente. minha mãe é super nova e já não consegue fazer mais porra nenhuma sozinha pq não tem como falar com um ser humano pra resolver problema mais. São Paulo, 07 dez. 2023. Twitter: @keuriguerra. Disponível em: <https://x.com/keuriguerra/status/1732857978062098748?t=MwM5r4XIqsKfMQhSg7ZVGA&s=08>. Acesso em: 09 dez. 2023.
Rapaz, nem sabia disso aí.
ResponderExcluirDescobri agora que sou analfabeto digital
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