CONCEITO DE LETRAMENTO


 

por Igor Silva de Miranda

    O conceito de letramento consiste na busca de compreender as práticas sociais e culturais envolvidas na leitura e escrita. Segundo Brian V. Street, um dos principais teóricos do letramento, "letramento é um termo que se refere a um conjunto de práticas sociais que usam a escrita" (Street, 2013, p. 51). Essas práticas incluem desde a leitura de um livro até a escrita de um e-mail ou mensagem de texto. Esse conceito vai além da simples habilidade de decifrar palavras; ele abrange a capacidade de compreender, interpretar e interagir de maneira significativa com a informação disponível em diferentes contextos.

 Tradicionalmente, o letramento abrange habilidades fundamentais relacionadas à leitura e escrita convencionais. A capacidade de ler e compreender livros, artigos e outros materiais impressos vão além da simples decifração de palavras, incluindo a interpretação do significado, contexto e nuances do texto, como, por exemplo, o entendimento acerca de valores numéricos, ou até o conhecimento sobre leis e sinais de trânsito. No contexto contemporâneo, o letramento digital tornou-se uma habilidade crucial, refletindo a necessidade de entender e utilizar as tecnologias da informação de forma crítica. Compreender o letramento digital significa não apenas utilizar dispositivos e softwares, mas também compreender as implicações sociais, éticas e culturais associadas ao uso dessas tecnologias. Isso pode envolver a produção de blogs, vídeos, podcasts ou participação em redes sociais de maneira consciente, considerando o impacto e a responsabilidade associados à disseminação de informações na era digital.

    No entanto, vale ressaltar que o letramento não é apenas uma habilidade técnica, mas também uma prática socialmente construída e culturalmente situada. Sendo assim, afirma Street, não existe a noção de nível 0 de letramento, não sujeito sem letramento, mas sim diferentes práticas de letramento que variam consoante o contexto social, cultural e histórico em que ocorrem - "o letramento é uma prática social, e não simplesmente uma habilidade técnica e neutra; que está sempre incrustado em princípios epistemológicos socialmente construídos" (Street, 2013, p. 3). Isso significa que as práticas de letramento variam de acordo com o contexto cultural e histórico em que ocorrem. Além disso, o letramento não é apenas uma questão individual, mas também coletiva. Como destaca Street, "o letramento é uma prática social que envolve a participação em comunidades de prática" (2013, p. 52). Isso significa que as práticas de letramento são moldadas pelas normas, valores e expectativas das comunidades em que ocorrem. Essa compreensão desafia a visão tradicional de letramento como uma habilidade individual e linear, e enfatiza a natureza social e cultural do letramento. 

     
Por fim, é importante destacar que o letramento não é uma questão de simplesmente aprender a ler e escrever, mas também de compreender e interpretar textos de diferentes gêneros e modalidades. Como afirma Magda Soares, "o letramento é um processo que envolve os usos da leitura e da escrita em situações sociais" (2010, p. 62). Isso implica em desenvolver habilidades de leitura crítica e produção de textos em diferentes contextos sociais e culturais. O conceito de letramento é fundamental para compreender as práticas sociais e culturais envolvidas na leitura e escrita, bem como para desenvolver políticas e práticas mais inclusivas e culturalmente sensíveis.

REFERÊNCIAS

SOARES, M.B. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (Ed.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

STREET, Brian V. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra e no Brasil: algumas reflexões. Cadernos de Pesquisa, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan./abr. 2013.

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